Molhos

  • Molho de tomate simples:
Toste 1 colher de cebola ralada com 1 colher de manteiga e 1/2 de açúcar, junte 1 colher de farinha de trigo e 250 g de tomates, cozidos e peneirados, e 1 colher de (café) paprika. Toste um pouco e molhe com 1 xícara de água, leve ao fogo até ficar em boa consistência e peneire.
  • Molho maitre d'hotel
Tome 2 colhers de manteiga fresca, bata bem , misture com salsa e cebolinha bem picadinhas e o caldo de 1/2 limão. Pronto.

  • Molho Holandês:
Leve ao fogo uma panela com 2 colheres de vinagre  e 1 pitada de pimenta-do-reino, e deixe secar. Retire do fogo, junte 4 gemas dissolvidas em 2 colheres de água e, sempre mexendo em fogo baixo, vá juntando bocadinhos de manteiga e, de vez em quando para que fique mais leve, 1 colher de água, até conseguir a quantidade necessária. Empregue 100 g de manteiga e guarde em banho maria. É um molho excelente para legumes e peixes.

  • Molho de alcaparras:
Leve ao fogo 1 colher de manteiga com 1 de farinha,toste um pouco e depois desmanche com água até ficar uma boa consistência. Leve ao fogo sempre mexendo, adicione 3 gemas, sal, 1 colher de creme de leite(ou 3 de leite), gotas de limão e peneire. Na hora de servir, esquente um pouco e, fora do fogo, adicione 1 colher de manteiga, bata bem e junte 1 colher de alcaparras em conserva, picadas. 

Postagens populares